Quando estiveres triste olha para o ceú, e vais ver que existe uma linda estrela a brilhar só para ti

21
Set 07

 

Alter do Chão

     

    Alter do Chão,fica situada no Alto Alentejo, e é sede de concelho, pertencendo ao distrito de Portalegre.

                            

Alter do Chão, mais conhecida em tempos romanos por Abelterium ou Eleteri. Atravessada por uma das três vias que ligavam Lisboa a Mérida, foi  arrasada pelas legiões do imperador Adriano, o que poderá estar na origem da construção de um castelo romano. Por finais do século V os Vândalos ter  lhe iam infligido consideráveis danos, mais tarde reparados pelos Muçulmanos, no século VIII. No século XIII, D. Afonso III mandou reedificar a construção.

No dia 22 de Setembro de 1359, sobre as ordens de D. Pedro I, o castelo foi mandado erguer, segundo afirma o mármore colocado à entrada da fortaleza. D. Dinis, tinha um especial afecto por Alter do Chão, visitando-a numerosas ocasiões e concedendo-lhe importantes privilégios, entre eles a promessa de que nunca teria outro senhorio senão o do rei. Porém, D. João I quebrou o compromisso e fez donatário da vila o seu companheiro de armas, o condestável Nuno Álvares Pereira, que fez do castelo de Alter um dos seus locais predilectos. Herdado pela sua filha, este castelo viria, pelo seu casamento com o duque de Bragança, a ser integrado nos domínios da Casa de Bragança, a cuja fundação ainda  hoje pertence. No reinado de D. João II, o duque D. Fernando utilizou este castelo como prisão, o que viria a servir de forte argumento nas acusações e condenação à morte do duque por rebeldia e conspiração contra o rei. O castelo de Alter do Chão foi um importante elo de ligação com outros castelos da linha defensiva alentejana, entre eles o de Alter Pedroso. Numa das invasões espanholas durante a guerra da Restauração, já em 1662, D. João da Áustria mandou destruir o Castelo de Alter Pedroso, que  fora apanhado praticamente desguarnecido, condenando-o irremediavelmente à ruína, enquanto o de Alter do Chão se manteve em bom estado até aos nossos dias. 

Alter, tem como monumentos,  o Chafariz da Praça da República, a Igreja da Misericórdia, a Igreja do Senhor Jesus do Outeiro, a Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, a Igreja do Convento de Santo António, a Quinta do Solar do Álamo, as Ruas da vila. Nos arredores da vila, a Aldeia de Alter Pedroso, a Coudelaria de Alter, a Ponte Romana de Vila Formosa.

publicado por MundoAsVoltas às 17:07
sinto-me:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19

23
24
25
26
27
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
favoritos

Solidão...

links
blogs SAPO